O Laudo de Inspeção NR13 estabelece os requisitos mínimos para gerenciamento da integridade estrutural de Caldeiras, Vasos de Pressão, Tubulações e Tanques Metálicos de Armazenamento.
Essa gestão da integridade estrutural de vasos de pressão é tratada nos aspectos relacionados à instalação, inspeção, operação e manutenção, visando à segurança e à saúde dos trabalhadores.
INSPEÇÃO
O laudo de Inspeção NR13 é a verificação e a aplicação de testes para adequar, documentar e viabilizar a utilização segura de caldeiras, vasos de pressão, trocadores de calor e tubulações. O objetivo é avaliar e manter os equipamentos de operação em condições seguras, sendo uma exigência do Ministério do Trabalho — por envolver a segurança dos trabalhadores. A inspeção sempre deve ser realizada por um profissional com conhecimento de normas e processos, habilitada a realizar testes para adequação, documentação e viabilização do uso seguro dos vasos de pressão, tubulações, caldeiras e tanques.
LAUDO DE INSPEÇÃO NR13 EM CALDEIRAS
Seguindo as normas de segurança do trabalho e saúde, é feita a avaliação da integridade e do ambiente de instalação do equipamento na parte externa. A inspeção utiliza teste hidrostático, ultrassom e líquido penetrante para verificar se há rupturas, rachaduras e trincas, assim como qualquer outro sinal que represente riscos. No processo, são inspecionados a caldeira, autoclave e panela de cocção.
LAUDO DE INSPEÇÃO NR13 EM TUBULAÇÕES
A inspeção que envolve tubulações, que é o conjunto de tubos e acessórios de transporte de fluidos para processos industriais e armazenamento, é feita a medição por ultrassom e, também, o teste de estanqueidade. A inspeção pode envolver a tubulação de sprinklers, a tubulação de gás natural e de GLP.
LAUDO DE INSPEÇÃO NR13 EM TANQUES
Para o laudo de inspeção NR 13 em tanques, será feita análises internas e externas por ensaios com líquido penetrante e medições por ultrassom. Com a inspeção e a calibração dos tanques, é possível prevenir e eliminar riscos de segurança para os colaboradores, evitar danos ao meio ambiente e prejuízos financeiros.
EMPRESA DE LAUDO DE INSPEÇÃO NR13
Quando o assunto for laudo de inspeção NR 13, é fundamental destacar a importância de contar com empresas que sigam à risca todas as recomendações descritas pelo órgão. Assim, será possível comprovar a qualidade dos equipamentos e, consequentemente, a eficiência da instalação.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
O profissional legalmente habilitado para fins de elaboração do laudo de NR13 é o Engenheiro Mecânico.
O Engenheiro mecânico, ocasionalmente poderá ser auxiliado por um técnico em segurança do trabalho ou um técnico em eletrotécnica com conhecimentos na NR13.
Dentre o desenvolvimento do laudo destacamos:
Anotação no livro de Registro de Segurança; Vasos sob Pressão; Inspeção dos vasos e acessórios (Manômetros, Válvulas de Segurança, entre outros); Abertura e atualização do Livro de Registro de Segurança; Calculo da PMTA; Medição de espessura da chaparia (Tampos e Costado), por Ultrassom. Por se tratar de uma norma regulamentadora da SIT — Secretaria de Inspeção do Trabalho; torna-se obrigatório a todas as empresas que possuem vasos sob pressão, caldeiras, bem como de compressores a elaboração deste laudo.
Estar em dia com as normas de segurança é algo que pode trazer vantagens enormes; tendo em vista que a segurança do trabalho é algo essencial para o funcionamento de uma empresa saudável e que queira consolidar o seu nome no mercado.
Cada dia mais os trabalhadores estão mais conscientizados nessa questão; ou seja, estão mais exigentes na hora de escolher o ambiente de trabalho em que irão se submeter a trabalhar.
Além disso, reduz o risco de receber uma fiscalização dos órgãos competentes que podem gerar multas caso não estejam com os documentos em dia.
Por fim, preocupar-se com a segurança de seus trabalhadores pode ser muito vantajoso e trazer mais produtividade para o seu negócio.
Procedimentos realizados para um laudo de inspeção NR13 em vasos de pressão:
1 — RECONSTITUIÇÃO DE PRONTUÁRIO PARA LAUDO DE INSPEÇÃO NR13 (Cálculos baseados na forma construtiva do vaso, tipos de soldas, tipo de tampo entre outros aspectos)
Análise dimensional; Cálculo da PMTA (Pressão Máxima de Trabalho Admissível), nas condições atuais, os cálculos são executados de acordo com a análise dimensional e utilizando as fórmulas presentes na norma americana ASME VIII, referencia mundial em se tratando de vasos de pressão; Cálculo de espessura mínima requerida para operar na pressão de trabalho atual, também de acordo com a análise dimensional do vaso de pressão e segundo ASME VIII;
2 — INSPEÇÃO NR13 Verificação do prontuário conforme Norma NR13 Busca-se documento do fabricante, relacionando os materiais empregados, formas construtivas, Pressão máxima de trabalho admitida, espessura nominal e mínima entre outras informações que norteiam o inspetor NR13 em sua inspeção. Busca ao histórico do equipamento, relendo todos os relatórios de inspeção de laudo de NR13 anteriores; Análise do Livro Registro de Segurança em busca de mais detalhes da operação do equipamento durante os anos de campanha; Verificação do projeto de instalação; (não mais obrigatório na revisão da NR13 em Setembro de 2017) Inspeção externa, que depende do tipo de vaso e suas características; Inspeção interna, que também depende do tipo de vaso e suas características e pode ser substituída, segundo a NR13, por análises detalhadas utilizando-se tecnologias mais avançadas; Medição de espessura por ultra-som, afim de determinar se existe um processo corrosivo no corpo do vaso de pressão, ou em caso de reconstituição de prontuário N13 determinar a espessura “nominal”; Teste hidrostático, se não comprovado sua execução pelo fabricante; Análise de solda com END, se necessário.
3- LAUDO DE INSPEÇÃO NR13 Emissão do Relatório de Inspeção, onde fica claro quais as normas empregadas para a inspeção NR13, além dos dados dimensionais, cálculos para determinar a nova P.M.T.A. do equipamento, recomendações e outros dados; Capacidade atual de suportar determinada pressão (PMTA) baseado na análise da espessura atual e os respectivos cálculos; Relatório fotográfico, semelhante a ilustrar melhor as recomendações assim como documentarem a inspeção NR13; Recomendações necessárias e Plano de Ação, contendo as instruções para atendimento das exigências legais, normativas e técnicas, relatando como deve ser providenciadas; Identificação das Válvulas de segurança assim como a determinação da pressão de abertura; Abertura de “LIVRO DE REGISTRO DE SEGURANÇA”, se necessário; Confecção de placa de identificação do vaso de pressão, onde consta diversos dados como a pressão máxima de trabalho, pressões de teste hidrostática e a data do próximo laudo de inspeção NR13.
4- RESULTADOS Quando o trabalho de laudo de inspeção NR13 e concluído, o cliente obtém os seguintes resultados:
Atendimento integral a norma regulamentadora NR13 do ministério do trabalho, evitando multas e paralisação de processos na empresa; Garantia ou aumento da confiabilidade operacional do vaso de pressão; Maior segurança para os colaboradores envolvidos na operação da planta; Documentação do histórico do equipamento.
VOCÊ ESTÁ PRECISANDO DE SUPORTE PARA LAUDO DE INSPEÇÃO NR13? Portanto, se você tem interesse em Laudo de Inspeção NR13, estamos aqui para ajudar.